Bert Trautmann.
Carl Bernhard "Bert" Trautmann, (22 de outubro de 1923), foi um jogador de futebol alemão que jogou pelo Manchester City entre 1949-1964. Educado em tempos de guerra na Alemanha, se apresentou no início da Segunda Guerra Mundial, servindo como um pára-quedista.Mais tarde na guerra, ele foi transferido para a Frente Ocidental onde ele foi capturado por britânicos já que a guerra se aproximava do fim. Ele foi apenas um dos 90 de seu regimento de 1.000 homens que sobreviveram à guerra. Foi transferido para um presídio de guerra no campo de Lancashire. Trautmann recusou uma oferta de repatriação, e após sua libertação, em 1948, estabeleceu-se em Lancashire, combinando com o trabalho agrícola jogar como goleiro para o time de futebol local St Helens Town.
.
Inicio
.
Ao longo da temporada 1948-49 Trautmann teve sua reputação de goleiro elevada, e uma série de multidões da alta sociedade foram para suas exposições, incluindo um recorde de 9.000 na final da Copa do Mahon.
-
Manchester City
.
À medida que a temporada iniciava vários clubes demonstraram interesse em assinar com Trautmann. O primeiro a oferecer um contrato foi o Manchester City, e em 7 de outubro de 1949 Trautmann assinou com o clube como amador e se transformou em profissional pouco tempo depois.
Alguns torcedores do Manchester City não estavam satisfeitos em ter um ex-membro da Luftwaffe na equipe e detentores de bilhete para a temporada ameaçavam um boicote e além das dificuldades com a sua nacionalidade, Trautmann estava substituindo o recém-aposentado Frank Swift, um dos maiores goleiros da história do clube.
Trautmann fez sua estréia em 19 de novembro contra o Bolton Wanderers, e depois de uma exposição competente em sua partida os protestos diminuíram, enquanto os fãs descobriam seu talento ele continuou a receber multidões em jogos fora de casa, que afetaram sua concentração em alguns de seus primeiros jogos e em dezembro de 1949, ele levou sete gols em Derby County.
Depois da queda para a segundona e a volta a primeira divisão alguns anos depois, Trautmann se estabeleceu como um dos melhores goleiros do campeonato.
.
Testemunho
.
Em 1964 ele terminou sua carreira com um depoimento na frente de uma multidão de 47.000 oficiais, embora o número real fosse estimado em perto de 60.000. Trautmann capitaneou um time do Manchester City e Manchester United XI, que incluiu Bobby Charlton e Denis Law, contra outra equipe da Inglaterra, que incluiu Tom Finney, Stanley Matthews e Jimmy Armfield.
.
Futebol Internacional
.
Apesar de ser reconhecido como um dos principais goleiros de sua época, ele nunca jogou pelo seu país natal. Trautmann se reuniu com o treinador nacional alemão , em 1953, e explicou que as viagens e a política impediam de escolher um jogador que não estava jogando em um campeonato alemão.
-
Fim da carreira
.
Depois de sair da cidade Trautmann ele jogou brevemente por Wellington Town, que lhe ofereceu £ 50 por partida. A idade havia diminuído suas habilidades, mas sua estréiou em Hereford e mostrou que ainda tinha a capacidade de atrair multidões. No entanto, ele foi expulso por conduta violenta em seu segundo jogo, e nunca mais jogou.
.
Bert Trautmann teve em sua carreira no Manchester City - 508 jogos oficiais.
-
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=QDYrvvXyBP8
Nenhum comentário:
Postar um comentário