quarta-feira, 30 de junho de 2010

Joseph Mercer - Maior treinador do City

Joseph Mercer



Em sua primeira temporada, Mercer ordena a vinda de dois futuros ídolos, Colin Bell e Mike Summerbee. Com eles, o City consegue o título da segunda divisão e a volta à principal. Na volta à elite, o time fica apenas em 15º e vê o rival ser pela quinta vez campeão nacional. Na temporada seguinte, a de 1967-68, entretanto, é o City, com destaque para o reforço Francis Lee, quem surpreendentemente fatura o campeonato, em disputa direta contra o United, que fica uma posição e dois pontos atrás. Pela campanha, Bell e Summerbee seriam convocados para a Seleção Inglesa para a primeira Eurocopa do país, naquele ano.
A conquista, entretanto, é imediatamente ofuscada: o United termina a temporada como o primeiro time inglês a vencer a Copa dos Campeões da UEFA. O feito faz Busby ser inclusive condecorado com o título de Sir pela Rainha Elizabeth II. O título inglês credencia o City a disputar o mesmo torneio pela primeira (e, até hoje, única) vez na temporada seguinte. O time cai logo no primeiro confronto, ao perder por 1 x 2 no placar agregado para os turcos do Fenerbahçe. No campeonato inglês, a equipe fica apenas no meio da tabela.
Um alento é a conquista da Copa da Inglaterra, sobre o Leicester City, time que também usa azul. Por isso, na decisão, os Citizens jogaram com outro uniforme, nas cores vermelha e preta, mas não com inspiração no rival United, e sim no Milan.[8] Malcolm Allison, assistente de Mercer, acreditava que um uniforme igual ao da equipe italiana traria maior imponência ao City.[9] Desde então, é usado com certa regularidade como segundo uniforme do time (que costumava usar bordô no uniforme alternativo). O título credencia o clube a seu segundo torneio europeu oficial, a Recopa Europeia.
Desta vez, o City consegue passar por seus adversários e é campeão da segunda competição continental de clubes em importância, batendo os poloneses do Górnik Zabrze na final. Ganham também a Copa da Liga Inglesa, competição criada em 1961 como alternativa à Copa da Inglaterra. Bell e Lee (artilheiro do campeonato inglês) vão à Copa do Mundo de 1970 pelo English Team, tornando-se os dois primeiros jogadores do clube a irem a uma Copa. No ano seguinte, Mercer resolve sair por discussões com Allison, que é promovido a seu cargo, para o qual ficaria, no entanto, apenas na temporada que se seguiu.
-
TITULOS NO MANCHESTER CITY
• Campeonato Inglês Segunda Divisão: 1966
• Campeonato Inglês: 1968
• Supercopa da Inglaterra: 1968
• Copa da Inglaterra: 1969
• Copa da Liga Inglesa: 1970
• Recopa Européia: 1970
-
O único título continental do City foi:

Recopa Européia: 1970

29 Apr 1970
Prater Stadium, Vienna

Manchester City FC 2-1 KS Górnik Zabrze

O Manchester City veio a campo com:
Corrigan; Book, Booth, Heslop, Pardoe; Doyle (Bowyer), Towers, Oakes;
Bell, Lee, Young


O Gornik Zabrze veio a campo com:
Kostka; Oslizlo, Florenski (Deyna), Gorgon, Olek; Latocha, Szoltysik,
Wilczek (Skowronek); Szaryniski, Banas, Lubanski


aos 11 minutos Youngdo city abriu o placar
aos 43' Lee de penalti ampliou p/city
aos 70' GZ: Oslizlo decontou p/Gornik.

MERCER TAMBÉM COMANDOU OS SEGUNTES TIMES:
Sheffield United
Coventry City
Inglaterra (interino)


TAMBÉM COMANDOU O ASTON VILLA
E GANHOU OS SEGUINTES TITULOS:
• Campeonato Inglês Segunda Divisão: 1960
• Copa da Liga Inglesa: 1961

COMO JOGADOR:
Everton
• Supercopa da Inglaterra: 1932
• Copa da Inglaterra: 1933

Arsenal
• Campeonato Inglês: 1948, 1953
• Supercopa da Inglaterra: 1948, 1953
• Copa da Inglaterra: 1950

Nenhum comentário:

Postar um comentário